quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Manga sobre seu irmão Alemão: " Se fosse bom não jogava no América"

Manga foi o maior goleiro da História do Botafogo e era conhecido por sua sinceridade. No início dos anos sessenta do século passado, já consagrado no Botafogo, um repórter pergunta ao Manguinha se seu irmão Alemão, contratado junto ao Sport Recife pelo América, era bom jogador. Resposta do Manguinha, ao vivo, no rádio:

- Bom nada, se fosse bom não vinha jogar no América!

O tempo provou que o Manguinha estava prenhe de razão.

quinta-feira, 31 de março de 2016

Ser Botafogo é o maior dos títulos

Ser Botafogo é o maior dos títulos

O Botafogo é um clube estranho, diferente… diria que sedutor em sua insanidade.
Não temos mais títulos, não temos mais torcida, não somos o “maior” em nenhum dos frios quesitos matemáticos usados para comprovar a suposta grandeza de um clube. Constam, inclusive, nas tais estatísticas, inúmeros títulos roubados.
O Botafogo, senhores, é diferente dessa gente. Qual o único clube do mundo a ter um ditado só seu gravado na memória popular de seu país: o Botafogo, afinal “têm coisas que só acontecem ao Botafogo”, não é?
E é nosso o mais querido jogador guardado na memória afetiva de nosso povo: Mané Garrincha, a alegria do povo. Lindo, não? Um é rei, outro príncipe, mais outro imperador. Nós temos “a alegria do povo”.
Ah, e no auge do futebol brasileiro, quando o Brasil conquistou três Copas do Mundo num período de apenas 14 anos,quem foi o clube que mais colaborou com as conquistas? O Botafogo, claro.
E torcedor do Botafogo, como bem definiu o jornalista Lúcio Rangel, nem gosta de futebol, gosta do Botafogo. O futebol é apenas o detalhe que nos permite exercer nosso sagrado direito de amar um clube que não é o maior em nada segundo as frias estatísticas matemáticas dos que vivem de quantidade. São os óbvios, que só  sentem-se seguros seguindo manadas ou bandos esvoaçantes. Jamais poderão ser Botafogo. O Glorioso não é para os óbvios. É para os que são escolhidos pela estrela solitária do destino.
Ser Botafogo é o maior dos títulos, e isso nos basta.
Zatonio Lahud












segunda-feira, 6 de julho de 2015

Excesso de público faz diretoria do invencível Mengão cancelar festa de Guerrero

Excesso de público faz diretoria do invencível Mengão cancelar festa de Guerrero
Notícias do invencível Mengão
Com medo do excesso de público na Gávea, eram esperados mais de 3 bilhões de pacatos e ordeiros da "NaSSão" à efeméride, a diretoria da pacífica e simpática agremiação houve por bem cancelar a festa de apresentação de Lionel Messi, desculpem, Paolo Guerrero, que estava marcada para amanhã no Rio.
Só da China estavam sendo esperados mais de 100 milhões de sinurubus.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

terça-feira, 30 de junho de 2015

Interrogações: Exército dos EUA homenageia Botafogo por termos vencido Hitler na II Guerra Mundial


Interrogações: Exército dos EUA homenageia Botafogo por termos vencido Hitler na II Guerra Mundial

O correspondente  de Interrogações nos Estados Unidos, Flávio Machado, em um grande furo de reportagem, descobriu que a 2ª Divisão de Infantaria do exército americano usa um boné com o escudo do Botafogo.
É uma homenagem do Império à maior das vitórias do Glorioso: contra Hitler na II Guerra Mundial.
A descoberta do Flávio só vem corroborar os fatos que narrei tempos atrás no post O Botafogo venceu até Hitler, que reproduzo aqui.
Clube nenhum do mundo pode igualar nosso Glorioso feito!
Valeu, Flavio Machado! Você até merecia um aumento, mas como trabalha por amor...

O Botafogo venceu até Hitler
Zatonio Lahud
Estão assustados com o título? Não fiquem, pois é a mais pura e cristalina verdade, quase que desconhecida por nós, botafoguenses e pela humanidade, que ainda não deu o reconhecimento devido à nossa gloriosa participação na vitória sobre o nazismo na II Guerra Mundial. Também de urubus, bacalhaus e pós de arroz, não podemos esperar nada, a não ser inveja de nossos feitos gloriosos. Nos roubam campeonatos e dizem ter mais títulos, andei fazendo uma rigorosa pesquisa histórica, e dos cerca de 106 campeonatos cariocas, ganhamos 19 e fomos roubados- miseravelmente roubados- em 69 deles, títulos líquidos e certos, que nos afanaram sem escrúpulos e rubor nas faces  os energúmenos acimas citados. Somando 68 + 19, teremos 87, número real de títulos que deveríamos ter, os outros 18 eles venceram limpamente, sou justo.
Mas, voltemos à epopeia Alvinegra que salvou a humanidade da sanha hitlerista. Nos  primórdios da II Grande Guerra a vitória da Alemanha parecia líquida e certa, os nazistas logo conquistaram quase toda a Europa e avançavam céleres para destruir o Império Britânico e se tornar a maior potência mundial; com a entrada dos EUA e a invasão da antiga União Soviética, a coisa se equilibrou e a guerra se desenrola indefinida, quando, em 2 de julho de 1944, o Brasil envia suas primeiras tropas rumo ao Velho Mundo para participar dos combates. Dentre eles 5 heroicos alvinegros: Geninho, Walter, Dunga, Mato Grosso e Goulart- jogador de basquete e campeão carioca pelo Botafogo em 1942,43, 45, 47-; Geninho e Walter eram profissionais, sendo Geninho um dos expoentes do título carioca que conquistamos em 1948 em cima do Bacalhau e formou um ataque histórico do Botafogo: Paraguaio, Geninho, Pirilo, Otávio e Braguinha; Mato Grosso e Dunga amadores. Nossas tropas entram em combate no dia 2 de setembro de 1944. Pesquisando os arquivos secretos do Pentágono, nos EUA, descobri que nossos 5 heróis foram decisivos na vitória das forças aliadas. Todos  eles envergavam a gloriosa camisa Alvinegra sob os uniformes de batalha e combateram com tal denodo, valentia e coragem, que os alemães fugiam em polvorosa ao ver qualquer dos cinco. E, tá lá nos arquivos, pena que são secretos, o general Eisenhower, comandante das  tropas aliadas, manda um ultimato para o marechal Rommel, comandante-em-chefe do exército alemão, avisando que se não se rendesse imediatamente iria mandar buscar o resto do time do Botafogo no Brasil. Rommel, desesperado, comunica o fato a Hitler- que, mais desesperado ainda, acaba se suicidando. Logo após a Alemanha se rende. A mais gloriosa das vitórias do Glorioso!
Como somos humildes, não ficamos nos vangloriando de nossa homérica vitória e ainda a dividimos galhardamente com nossos companheiros de luta. Só digo que após o fim da guerra, recebemos dos países aliados o título de campeão da Segunda Guerra Mundial. Diploma e taça devidamente guardados na sala secreta de General Severiano.
Quem tiver um título tão grandioso que se habilite. Aceitamos apostas…

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Botafogo se reforça: depois de Marcelo Mattos e Aírton, Bill é afastado do clube

Esse presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, é dos meus: com ele não tem muita conversa fiada com cabeça de bagre, manda logo pro olho da rua!
Só nesses últimos dias o Cadu já conseguiu três excelentes reforços ao afastar de nosso elenco Marcelo Mattos, Aírton e, hoje, o Bill. Boa presidente! 
O Botafogo não é aterro sanitário para ficar acumulando porcaria. É assim que se faz. Clube nenhum do Brasil tem em sua galeria tantos grandes jogadores quanto o Glorioso- e temos de, aos poucos, mas com firmeza, retomar nossa história, que é recheada de craques, não de Bills...

sábado, 27 de junho de 2015

Botafogo tem recaída de Botafogo e acha 4 rolas do Malafaia em Macaé

Botafogo tem recaída de Botafogo e acha 4 rolas do Malafaia em Macaé

O Botafogo vinha que era uma beleza na Segundona. Eu, como sou Botafogo desde antes do Big Bang, já andava desconfiado com tamanha eficiência. Seis vitórias e dois empates. Líder invicto.
Hoje fomos enfrentar o Macaé em Macaé... O time deles tem um Pipico. E o Botafogo consegue me perder por 4 a 2. Pior: o tal Pipico fez dois gols. 
O Glorioso deu uma de Flor e agasalhou 4 rolas que seriam do Malafaia.
Eu já estava esperando que o Botafogo tivesse uma recaída de Botafogo. 
É por trapalhadas como essa que existe aquele ditado que diz que "têm coisas que só acontecem ao Botafogo. 
Que outro clube no mundo tem um ditado homenageando suas agruras? Só o Botafogo...
Mas, apesar da recaída, continuamos líder!