domingo, 4 de setembro de 2011

Ser Botafogo

Fui ver o jogo do Botafogo ontem no Engenhão, antes do jogo foi inaugurada uma estátua em homenagem ao grande Jairzinho, um dos maiores ídolos alvinegros. Ao vê-lo, cabelos já grisalhos uma barriguinha proeminente, minha mente voltou quarenta e dois anos atrás, quando fui pela primeira vez ao Maracanã, final do Campeonato Carioca de 1968, Botafogo e Vasco. Demos quatro tamancadas nos pobres lusos: 4 x 0.  Cao, Moreira, Leonidas, Zé Carlos e Valtencir, Carlos Roberto e Gérson, Rogério, Roberto, Jairzinho e Paulo César. Um time inesquecível!

Vendo a homenagem, comecei a divagar sobre o Botafogo e suas esquisitices. Nélson Rodrigues, Tricolor doente, dizia que o Botafogo é o time mais calabrês do futebol brasileiro. E seus torcedores diferentes dos demais: somos místicos, sofremos de mania de perseguição( justa, justíssima!), trágicos, inconstantes, nostálgicos, superticiosos; mas somos também, orgulhosos, um tanto quanto cínicos, briguentos, insurpotáveis e adoramos ser do contra.


Para quem gosta de futebol tem um livro excelente: Footballmania( Uma História Social do Futebol no Rio de Janeiro, 1902-1938, Leonardo Affonso de Miranda Pereira, Nova Fronteira), ele reconstroi a  época com maestria e diz que a primeira vez que se viu torcedores chorando em jogos de futebol no Rio, foi numa derrota do Botafogo, em 1908. Tá vendo! Os ladrões de preto já nos roubam há mais de um século!

Ah, e somos mais criativos e inteligentes, vejam só: nosso maior jogador foi Garrincha...A alegria do povo. Lindo, não?! O do pessoal lá da Gávea( pobre Gávea, um bairro tão bonito), foi Zico...O galinho de Quintino. Sem comentários, por desnecessários.
  E as musiquinhas; eles lá da Gávea: Tu és time de tradição/ raça/ amor/ e paixão...bem, em verdade estão melhorando, já conseguem rimar ÃO com ÃO. Tá bão!

Vejam a diferença: E ninguém cala/ esse nosso amor/ e é por isso/ que eu canto assim/ é por ti Fogo...


                                                                           

2 comentários:

  1. MEU IRMÃO BARÃO DE GENERAL SEVERIANO,FAVOR MEU AMIGO ALVINEGRO GLORIOSO DIVULGAR E SE CADASTRAR NO NOSSO MOTOCLUBE 100%BOTAFOGUENSE,VALEU NOSSO SITE :WWW.FOGONOASFALTO.COM.BR,INTÉ ZÉ ,É NOZES

    ResponderExcluir