quarta-feira, 13 de maio de 2015

O dia em que o Botafogo fez o Flamengo dar volta olímpica de ré

O dia em que o Botafogo fez o Flamengo dar volta olímpica de ré

Em 18 de setembro de 1968 o Botafogo protagonizou um fato inédito na história do  futebol: foi a primeira vez que um time, o Flamengo, teve de devolver uma volta olímpica. É isso mesmo que estão lendo: nós fizemos os urubus darem marcha-ré em uma volta olímpica.
Eu vos explico: à época, a Taça Guanabara era um campeonato separado do Estadual e tinha muito mais valor que hoje. O Flamengo venceu o Fluminense por 2 x 0 e  igualou-se em número de pontos ao Botafogo, mas tinha um jogo por fazer contra o Bonsucesso. Encerrada a partida com o Flor, os pacatos e ordeiros torcedores da "NaSSão", fizeram uma imensa festa no Maracanã comemorando o título. Com direito a volta olímpica, foguetório na cidade, choro do presidente da Flapress, Renato Maurício Prado, o diabo a quatro...  O Botafogo foi para Goiás fazer um jogo amistoso.
Na quarta-feira à noite, Maracanã abarrotado de urubus para receberem as faixas de campeão e a taça. Festa pronta. Só esqueceram-se de combinar com o valoroso esquadrão do Bonsuça, que lhes meteu um glorioso e inesquecível 2 x 0 no meio das fuças. Com o inesperado resultado, Botafogo e Flamengo terminaram empatados e foi necessário realizar um jogo extra para decidir o torneio.
Voltamos às pressas de Goiás para a decisão e demos um show: 4 x 1, gols de Gérson( 2 ), Zequinha e Roberto para nós, o deles não sei e não quero saber quem fez.
Depois da partida, Gérson, o canhotinha de ouro e capitão do Botafogo, se dirigiu ao capitão Rubro-Negro e exigiu que devolvessem a volta olímpica antecipada que haviam dado no jogo com o Flor.
E assim foi feito, os urubus deram uma volta olímpica ao contrário- de ré!-, sob sonoras gargalhadas da torcida do Fogão.

Dados da partida:

BOTAFOGO 4x1 FLAMENGO
» Gols: Gérson 9’ e (pen.) 74’, Zequinha 65’, Roberto 81’ (Botafogo) Dionísio 61’ (Flamengo)
» Competição: Taça Guanabara (decisão)
» Data: 18.09.1968
» Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro
» Renda: NCr$ 331.583,25
» Público: 94.535 pagantes
» Árbitro: Armando Marques
» Botafogo: Cao (Wendell), Moreira, Zé Carlos, Leônidas (Dimas) e Waltencir; Carlos Roberto e Gérson; Zequinha, Roberto, Jairzinho e Paulo Cézar. Técnico: Mário Zagallo.
» Flamengo: Ubirajara Alcântara, Murilo, Onça (Jorge Andrade), Guilherme e Paulo Henrique; Carlinhos, Nelsinho (Dionísio), Liminha e Rodrigues Neto; Silva Batuta e Fio Maravilha. Técnico: Válter Miraglia.
Obs: 1. O Flamengo jogou de branco; 2. Gérson cobrou dois pênaltis: o primeiro aos 49’, Ubirajara Alcântara defendeu; o segundo ele converteu aos 74’.
os dados da partida peguei no excelente blog Mundo Botafogo

2 comentários: