sábado, 16 de maio de 2015

Nilton Santos, os 90 anos do gênio da bola que amou o Botafogo sobre todas as coisas

Nilton Santos, os 90 anos do gênio da bola amou o Botafogo sobre todas as coisas


Noventa anos de amor ao Botafogo. Nilton Santos, o santo do Botafogo, a enciclopédia do futebol, está completando noventa anos hoje.
Mas ele morreu, dirão os néscios. Gênios não morrem, afirmo eu. Ficam, para sempre, guardados no coração e na memória afetiva de seu povo.
Nilton tinha alma de santo pela simplicidade com que viveu, e futebol de gênio. Um imortal que amava seu Botafogo sobre todas as coisas. Inclusive dinheiro. Por diversas vezes assinou contratos em branco com o Glorioso. Foram dezessete anos honrando a gloriosa camisa 6 do Alvinegro, a única de clubes que usou em sua longa carreira. Uma estrela desfilando imponente pelos gramados  com uma linda estrela no peito.
Parabéns grande Nilton, o Botafogo te reverencia e te saúda!
Não esqueçam, senhores, quando o Botafogo entra em campo, não é apenas um time o que veem, não!, é a História do futebol passeando por vossos olhos.

Um exemplo de como era grande o futebol do Nilton: Em um amistoso na cidade do México: Botafogo x River Plate. Nestor Rossi, o maestro da seleção Argentina, chamou o lateral do River e aconselhou:

- Quer melhorar teu futebol? Então faz o seguinte: "Aquele ali é o Nilton Santos, beque esquerdo como você. Vai lá perto, disfarça e passa a mão na perna dele. Só isso. Passa a mão que naqueles pés está o futebol de todos os beques do mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário